O Campo de BatalhaAgora é tempo de visualizar o `quadro` todo! Quem luta com quê, e com que arma é determinado o campo de batalha. A formação `básica` de batalha terrestre é a seguinte:
Como podes ver, há diferentes `zonas` ou `linhas de batalha`: A linha principal é no centro, localizada atrás está a linha de longa distância, os flancos>/b> estão de lado e a artilharia encontra-se na retaguarda. Cada caixa conta como uma secção do espaço na linha. O teu exército é dividido em grupos que se encontram posicionados por secção. No entanto cada unidade apenas pode ocupar a sua secção (um comandante de fundeiros não pode comandar mesmo tempo a companhia de fuzileiros). A linha de batalha mais importante é a linha principal. Enquanto outras secções só aceitam unidades que causam danos, todas as unidades devem tentar manter a linha principal. Isto significa que os artilheiros, Lutadores de longo alcance e até mesmo os médicos ou cozinheiros movem-se automaticamente para preencher os `buracos` na linha principal. Se perderes a linha principal o inimigo quebrou a tua formação.Unidades aéreas ou de artilharia são uma excepção a esta regra. Pilotos e sua equipa não estão treinado para lutas de corpo-a-corpo e preferem fugir em vez de lutar na frente.
Uma secção tem um número limitado de espaços para as unidades (geralmente 30). Há também as unidades que necessitam de mais espaço do que outras - o gigante-a-vapor precisa de muito mais espaços do que um simples hoplita - Além disso, o número de unidades que podem, simultaneamente, causar danos no campo de batalha é limitado. Quanto mais secções você conseguir preencher nas diferentes linhas de batalha mais danos poderá causar no inimigo. As unidades excedentes constituem a sua reserva>/b>, estas aguardam fora da linha de batalha à espera da sua oportunidade de entrar. Em particular, deve assegurar-se que tem reservas suficientes para a linha de batalha principal para que possa assegurar o combate sem ter de mover unidades das outras linhas.
A maioria do ataques no Ikariam são batalhas de cerco a uma determinada cidade. Existem diferentes tipos de combates que dependem do tamanho da cidade, tendo em conta os edifícios e o número de defensores. Cada cidade tem um limite de guarnição - Isso limita o número de unidades que podem ser usados pela cidade durante o cerco. Afinal, é bastante fácil construir uma muralha ao redor dos campos da cidade - e uma tropa cercada precisa de ter mantimentos suficientes dentro da cidade. Os factores importantes para o limite de guarnição são o tamanho da cidade e o nível da muralha . Se o limite da guarnição for ultrapassado, os defensores serão forçados a sair e os dois exércitos confrontar-se-ão em campo livre. (Como na imagem!)
Assim que a guarnição atinge o limite os defensores retiram-se da cidade. O tamanho do campo depende do tamanho (nível) da cidade. Existem três tipos de campos de batalha:
PovoaçãoA Povoação é o menor Campo de Batalha - batalhas para as cidades nível 5 no máximo. É interessante notar que esta batalha ainda não possui flancos - a aldeia é pequena demais para esses tipos de manobras.
CidadeOs locais que têm um nível entre 5 e 10 são considerados Urbanos no Campo de Batalha. Precisará de mais algumas unidades aqui e os flancos também devem ser protegidos.
MetrópoleA partir do nível 10 todos lutam no maior Campo de Batalha. Ele é idêntico a um campo aberto.